NOTICIAS

11/11/2020 16:30

Siprotaf informa: Tire suas dúvidas sobre as Eleições Municipais e Suplementar de 2020

No próximo domingo (15/11) será realizado em todo o Brasil, o primeiro turno das Eleições Municipais. Em Mato Grosso, neste ano, haverá também a escolha de um senador, através das Eleições Suplementares. O Siprotaf reuniu algumas informações importantes, divulgadas pela Justiça Eleitoral, para auxiliar os eleitores no dia da votação. Confira:

 

- O Eleitor deve levar ao local de votação um documento de identificação com foto. Ao entrar na seção, deve mostrar o documento, esticando os braços em direção ao mesário, que verificará os dados à distância.

 

- Ordem de votação: O eleitor deve votar primeiro para vereador (5 dígitos), em seguida prefeito (2 dígitos) e por fim, senador (3 dígitos). Para quem tem dificuldade de decorar o número de identificação dos candidatos, a Justiça Eleitoral orienta a levar um papel com os nomes e números anotados em ordem de votação. Essa prática é permitida no papel, mas é proibida em celular ou em qualquer meio eletrônico.

 

- Horário de votação: Entre 7h e 17h. A Justiça Eleitoral definiu horário preferencial para que eleitores maiores de 60 anos possam votar no início do dia - das 7h às 10h. Eventuais eleitores com idade inferior a 60 anos que chegarem aos locais de votação nesse período não serão impedidos de votar, mas deverão aguardar ao final da fila ou em fila separada, respeitando a preferência.

 

- Uso de máscara, álcool em gel e distanciamento obrigatórios;

 

- A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores levem suas próprias canetas para assinarem o caderno de votação.

 

- Eleitores que apresentarem febre ou tenham sido diagnosticados com COVID-19 nos 14 dias anteriores à data da eleição são orientados a não comparecerem à votação. Será permitida a justificativa da ausência de voto por esse motivo.

 

- Em razão da pandemia e da necessidade de evitar aglomerações nos locais de votação, a Justiça Eleitoral desenvolveu no aplicativo e-Título, que pode ser utilizado em qualquer smartphone, a funcionalidade “Justificativa Eleitoral”. Essa ferramenta permite que o eleitor justifique sua ausência sem sair de casa, quando estiver fora do seu domicílio eleitoral (isto é, do município em que o eleitor é registrado para votar);

 

- Você pode consultar o seu local de votação, número do título e situação eleitoral pelo site: https://www.tre-mt.jus.br/eleitor/


Redes Sociais

Localização

Rua Marechal Floriano Peixoto, Nº48
Edifício Décio Matoso - Centro -Cuiabá-MT
Fone:(65) 3027-1111 | Fone/Fax:(65) 3027-4613 CEP 78005-210
Email:secretaria@siprotaf.org.br

Filiações

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo